AULA DIA 14/04/20


LINK DWG: https://drive.google.com/open?id=14xwmgFAdUAlP5gD7R5oMCfqudQCWxqbb

No início da aula foram tiradas as duvidas sobre o icosaedro que foi feito como tarefa de casa. Posteriormente começou o estuda da dualidade dos objetos formados, quando existe uma coincidência do sólido externo para com o interno. Isso ocorre quando o principio da forma seja o mesmo. Na primeira experiencia foi utilizado o icosaedro e o dodecaedo. Percebe-se uma dualidade entre eles pelo fato dos dois partirem de uma forma principal, que é o pentágono. Primeiro é acrescentado o icosaedro dentro do dodecaedro alinhando a ponta do icosa com o centro do pentágono do dodeca. O mesmo comando (align) é implantado para fazer o caminho contrário, colocando o dodecaedro dentro do icosaedro.


Este processo pode ser repedido inúmeras vezes, mostrando que a dualidade dos objetos é infinita. 


O mesmo é feito com o hexaedro e o octaedro, pos a dualidade dos dois existe devido ao princípio da forma ser um quadrado. 





Na segunda etapa da aula foi trabalhado com hélices e subtrações. Primeiro foi feito um espiral com o comando hélix com 20 de base inferior e superior e 40 de altura, contabilizando duas voltas. E com um cubo de 40 no exterior. Feito isso foi desenhado um quadrado pequeno na ponta da hélice como mostra a imagem. 


É então aplicado o comando extrude by path no quadrado selecionando a hélice que fica com espessura e representada na cor amarela da imagem. 


No segundo exemplo é aplicado o mesmo comando porem ficando o quadrado com uma parte para fora do cubo. Posteriormente é feito o comando Subtract selecionando o cubo e depois a hélice, ficando com os vazados que foram retirados que correspondiam ao espiral. 


No terceiro experimento permanecemos com o cubo vazado e fazemos um cilindro vertical no meio do cubo com raio de 15 e subtraímos. 


No quarto repetimos o processo, mas com o raio do cilindro que ultrapasse o raio da hélice. Após subtrair o cilindro percebe-se que fica com o vazado dentro também, pois foi feita a subtração na intersecção com o  espiral. 





Comentários