AULA DIA 31/03/20


LINK DWG: https://drive.google.com/open?id=14xwmgFAdUAlP5gD7R5oMCfqudQCWxqbb

Para dar início ao tetraedro foi utilizado o comando PL para fazer um triangulo equilátero e posteriormente utilizar o comando hatch com transparência para fechar a forma. Feito isso foram acrescentados três triângulos, dois ao lado e um abaixo, para reproduzir o tetraedro. Como mostra a imagem.


Na segunda etapa fomos para o 3D, onde traçamos uma linha auxiliar saindo do meio do triangulo central. Depois foi feito um círculo a partir do ponto médio da base do triangulo principal. Assim foi possível dar 3D rotate no circulo para ficar na vertical e verificar o ponto de intersecção entre as duas linhas auxiliares. 


A terceira etapa do tetraedro foi alinhar os pontos dos triângulos ao ponto de interseção das linhas auxiliares.


Para tornar o trabalho mais fácil e rápido é possível utilizar o comando 3Darray, que permite fazer cópias múltiplas selecionando o triangulo que já foi alinhado (3 itens, 360°, polar) finalizando o tetraedro. 


A segunda forma consistiu em um quadrado com o comando PL e Hatch sólido. A forma foi copiada 5 vezes para contabilizar 6 quadrados.


Um quadrado lateral foi rotacionado 90° para que posteriormente fosse possível fazer 3Darray em todos os lados, porém percebeu-se que o formato final não fechava na parte superior. 


Então o lado respectivo dos dois quadrados foi apagado para que posteriormente fossem feitas as alterações necessárias

Foi necessário fazer 3D rotate de 90° duas vezes, na primeira selecionando os dois quadrados e na segunda selecionando somente a “tampa” da caixa, fechando o tetraedro. 



Na terceira forma foi feito um octaedro com um quadrado central e triângulos nos quatro lados. Funcionou parecido com o tetraedro, sendo necessário também traçar uma linha vertical partindo do centro do quadrado e fazer um circulo partindo do ponto médio de um dos triângulos, como mostra a imagem.


Feito isso foi necessário dar 3Drotate no círculo e alinhar a ponta do triangulo com o ponto de intersecção das linhas auxiliares. 


Depois foi aplicado o comando 3Darray, porém desta vez com 4 itens. 


Após a pirâmide feita, foi utilizado o comando 3Dmirror para baixo, formando o octaedro. 


A quarta forma criada foi o dodecaedro, onde a base é um pentágono. Após anexadas mais duas formas aos lados foi possível dar inicio a implantação das linhas auxiliares. Em primeiro lugar foram traçadas duas linhas retas, como mostra a imagem e fazendo linhas perpendiculares que ligasse os traços com os respectivos pontos dos pentágonos multiplicados. Feito isso foi desenhado o círculo e aplicado o comando 3Drotate de 90°. É então traçado uma linha entre o ponto de intersecção das linhas perpendiculares e o círculo. 


Na segunda etapa é utilizado o comando 3Dalign para alinhar a ponta do pentágono ao ponto de intersecção causado pela junção da linha vertical e o círculo. 


Após alinhar o pentágono é utilizado o comando 3Darray para multiplicar o pentágono alinhado 5 vezes e criar metade do dodecaedro. 


Para ter a parte superior da forma foi utilizado o comando 3Dmirror. Porém a forma permanece sem ser fechada. 


Para finalizar o dodecaedro é necessário rotacionar a parte superior em 36° e juntar os pontos e arestas, fechando a forma. 


Como exercício para fazer em casa ficou o icosaedro. Para iniciar foi desenhado um pentágono com um triangulo equilátero alinhado com uma das suas arestas. Feito isso foram traçadas as linhas auxiliares: linha vertical e circunferência com centro no meio da base do triangulo até a ponta do mesmo, como mostra a imagem. 


Então foi utilizado o comando 3rotate para deixar a circunferência vertical e depois 3dalign para alinhar a ponta do triangulo com a intersecção do circulo e a linha vertical. 

Para fechar a primeira parte da forma é feito 3D array polar selecionando o triangulo e formando a imagem demostrada abaixo. 


Na segunda parte são feitas outras linhas auxiliares traçando um circulo que parte do centro do tetraedo. Da intersecção da linha que sai do ponto médio do triangulo e do circulo puxa uma outra linha auxiliar para baixo. A intersecção desta com o primeiro circulo traçado é onde ficara alinhado a ponta do triangulo equilátero, como na imagem. 


Com metade da forma pronta é feito 3d mirror para duplicar a forma que não fica com os ângulos alinhados.


Para finalizar é utilizado o comando rotate de 36 graus para alinhar as arestas e fechar o fomato final que mostra a imagem. 





Comentários